terça-feira, 5 de maio de 2009

PIRANHAS - ALAGOAS : PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL


PIRANHAS - ALAGOAS

O Arraial de Piranhas data do século XVIII.Duas famílias dominavam a região: Os Alves e os Feitosas.Antes de se chamar Piranhas, o local era conhecido por Tapera.
Á partir de um fato narrado através dos tempos é que o local passou a ser chamado Piranhas.Conta à lenda que num riacho, um caboclo pescou uma grande piranha e ao chegar em sua residência verificou que esquecera a faca tipo cutelo às margens do riacho das Piranhas, naquele, momento ele falou para o filho: “Vá ao porto das piranhas e traga o meu cutelo!”.Com isso o local passou a se chamar Piranhas.Em 03 de junho de 1887 Piranhas era emancipada politicamente, desta forma tornando-se uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco.
O município é recheado de fatos importantes, dentre eles podemos destacar a visita de D. Pedro II em 1859; a construção da ferrovia a partir do decreto nº 6.941 de 19/06/1878 e em 25 de fevereiro de 1881 era inaugurada a estrada de ferro que ligava Piranhas a Jatobá e em 1964 era desativada por ordem dos militares.
A cidade também é palco de um dos maiores acontecimentos da história recente do Brasil, foi de Piranhas a força policial que exterminou o Rei do Cangaço Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO,comandada pelo então tenente João Bezerra da Silva em 28 de julho de 1938 na Grota de Angico no município de Poço Redondo/SE.Além de ser a primeira cidade a expor as cabeças de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.
A cidade “ Lapinha do Sertão” foi recanto preferido pelo grande seresteiro Altemar Dutra para momentos de inspiração e lazer, chegando a declarar que nasceu no dia em chegou em Piranhas.
Piranhas serviu de locação para filmes que se tornaram famosos no Mundo inteiro a exemplo do “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues em 1979 e “Baile Perfumado” de Lírio Ferreira e Paulo Caldas de 1997.
Em 17 de dezembro de 2003 o município de Piranhas foi tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional, sendo o 1ª a cidade reconhecida pelo IPHAN como patrimônio na região do semi-árido nordestino.




PRINCIPAIS ATRATIVOS

Ø CENTRO HISTÓRICO – casario dos séculos XVIII e XIX com arquitetura em estilo colonial inglês e português,tombado como Patrimônio Histórico da União;
Ø USINA HIDROELÉTRICA DE XINGÓ – a mais moderna do Brasil, gerando 25% da energia consumida no Nordeste, está localizada entre os canyons do Rio São Francisco;
Ø POVOADO DE ENTREMONTES – artesanato em rendendê e ponto de cruz com qualidade excepcional.O povoado também possui um belo casario colonial tombado como Patrimônio Histórico da União contando com prédios importantes para a história local, a exemplo da casa que hospedou D. Pedro II em 1859.Além do artesanato o povoado explora economicamente a pesca do camarão pitú e outros tipos de pescados;
Ø PASSEIOS DE CATAMARÃ PELA VERDADEIRA  ROTA DO CANGAÇO XINGÓ - magnifico passeio pelo mesmo percurso feito pelos policiais que assassinaram Lampião, Maria Bonita e mais 09 companheiros em 28 de julho de 1938.No inicio da Trilha de Angico fica localizado o Restaurante Angicos famoso pela sua gastronomia e indicado pelo Guia 04 Rodas.
Ø IGREJAS DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE E SANTO ANTÔNIO – a Igreja de Nossa Senhora da Saúde construída em 1885 em estilo neoclássico é um dos mais belos templos católicos da região bem como a Igreja de Santo Antônio edificada por volta de1850 está localizada na parte mais antiga da cidade, denominada de Piranha de Baixo;
Ø MUSEU DO SERTÃO – acervo criado em 1983 abriga peças à cultura e a história do município, está localizado no prédio da antiga estação ferroviária construído em 1879.No Museu do Sertão é possível vislumbrar fotos do famoso cangaceiro Lampião e seu bando em plena caatinga, vale ressaltar que Piranhas foi a primeira cidade a expor as cabeças dos cangaceiros e registrar este acontecimento em fotografia.
Ø TRILHA DA VIA FÉRREA – trilha ecológica realizada entre montanhas com exuberante caatinga e vista panorâmica do Rio São Francisco.
Ø TRILHA DA PEDRA DO SINO – trilha ecológica em meio caatinga preservada e no final um amontoado de rochas graníticas de rara beleza que encanta a tdos que visitam desde do século XIX ( Engº Theodoro Sampaio em 1878 – um dos primeiros a visitá-la e registrar em livro).