terça-feira, 5 de maio de 2009

PIRANHAS - ALAGOAS : PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL


PIRANHAS - ALAGOAS

O Arraial de Piranhas data do século XVIII.Duas famílias dominavam a região: Os Alves e os Feitosas.Antes de se chamar Piranhas, o local era conhecido por Tapera.
Á partir de um fato narrado através dos tempos é que o local passou a ser chamado Piranhas.Conta à lenda que num riacho, um caboclo pescou uma grande piranha e ao chegar em sua residência verificou que esquecera a faca tipo cutelo às margens do riacho das Piranhas, naquele, momento ele falou para o filho: “Vá ao porto das piranhas e traga o meu cutelo!”.Com isso o local passou a se chamar Piranhas.Em 03 de junho de 1887 Piranhas era emancipada politicamente, desta forma tornando-se uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco.
O município é recheado de fatos importantes, dentre eles podemos destacar a visita de D. Pedro II em 1859; a construção da ferrovia a partir do decreto nº 6.941 de 19/06/1878 e em 25 de fevereiro de 1881 era inaugurada a estrada de ferro que ligava Piranhas a Jatobá e em 1964 era desativada por ordem dos militares.
A cidade também é palco de um dos maiores acontecimentos da história recente do Brasil, foi de Piranhas a força policial que exterminou o Rei do Cangaço Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO,comandada pelo então tenente João Bezerra da Silva em 28 de julho de 1938 na Grota de Angico no município de Poço Redondo/SE.Além de ser a primeira cidade a expor as cabeças de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.
A cidade “ Lapinha do Sertão” foi recanto preferido pelo grande seresteiro Altemar Dutra para momentos de inspiração e lazer, chegando a declarar que nasceu no dia em chegou em Piranhas.
Piranhas serviu de locação para filmes que se tornaram famosos no Mundo inteiro a exemplo do “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues em 1979 e “Baile Perfumado” de Lírio Ferreira e Paulo Caldas de 1997.
Em 17 de dezembro de 2003 o município de Piranhas foi tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional, sendo o 1ª a cidade reconhecida pelo IPHAN como patrimônio na região do semi-árido nordestino.




PRINCIPAIS ATRATIVOS

Ø CENTRO HISTÓRICO – casario dos séculos XVIII e XIX com arquitetura em estilo colonial inglês e português,tombado como Patrimônio Histórico da União;
Ø USINA HIDROELÉTRICA DE XINGÓ – a mais moderna do Brasil, gerando 25% da energia consumida no Nordeste, está localizada entre os canyons do Rio São Francisco;
Ø POVOADO DE ENTREMONTES – artesanato em rendendê e ponto de cruz com qualidade excepcional.O povoado também possui um belo casario colonial tombado como Patrimônio Histórico da União contando com prédios importantes para a história local, a exemplo da casa que hospedou D. Pedro II em 1859.Além do artesanato o povoado explora economicamente a pesca do camarão pitú e outros tipos de pescados;
Ø PASSEIOS DE CATAMARÃ PELA VERDADEIRA  ROTA DO CANGAÇO XINGÓ - magnifico passeio pelo mesmo percurso feito pelos policiais que assassinaram Lampião, Maria Bonita e mais 09 companheiros em 28 de julho de 1938.No inicio da Trilha de Angico fica localizado o Restaurante Angicos famoso pela sua gastronomia e indicado pelo Guia 04 Rodas.
Ø IGREJAS DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE E SANTO ANTÔNIO – a Igreja de Nossa Senhora da Saúde construída em 1885 em estilo neoclássico é um dos mais belos templos católicos da região bem como a Igreja de Santo Antônio edificada por volta de1850 está localizada na parte mais antiga da cidade, denominada de Piranha de Baixo;
Ø MUSEU DO SERTÃO – acervo criado em 1983 abriga peças à cultura e a história do município, está localizado no prédio da antiga estação ferroviária construído em 1879.No Museu do Sertão é possível vislumbrar fotos do famoso cangaceiro Lampião e seu bando em plena caatinga, vale ressaltar que Piranhas foi a primeira cidade a expor as cabeças dos cangaceiros e registrar este acontecimento em fotografia.
Ø TRILHA DA VIA FÉRREA – trilha ecológica realizada entre montanhas com exuberante caatinga e vista panorâmica do Rio São Francisco.
Ø TRILHA DA PEDRA DO SINO – trilha ecológica em meio caatinga preservada e no final um amontoado de rochas graníticas de rara beleza que encanta a tdos que visitam desde do século XIX ( Engº Theodoro Sampaio em 1878 – um dos primeiros a visitá-la e registrar em livro).

terça-feira, 31 de março de 2009




O cangaço iniciou em 1770 na cidade de Glória de Goitá / PE , mas seu apogeu se deu apenas na decada de 1920 com aparecimento do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, conhecido mundialmente pelo apelido de Lampião.Em 1938, quase 20 anos de perseguição por parte das polícias de 07 Estados o Rei do Cangaço foi executado em companhia de sua amada Maria Bonita e mais 09 companheiros na Grota de Angico / Sergipe.



A partir de 1997 se iniciou o projeto de implementar o turismo histórico cultural através da contextualização do Cangaço, mas precisamente com passeios de barco a partir da cidade histórica de Piranhas / Alagoas e da Trilha de Angico -local de morte do cangaceiro Lampião em 28 de julho de 1938.



A Rota do Cangaço Xingó é composta por diversos municípios dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe,sendo um dos atrativos mais procurados a Trilha de Angico / SE e a cidade de Piranhas / AL.



No início da Trilha de Angico está localizado o Restaurante Angicos indicado pelo Guia 4 Rodas desde 2003.Atualmente a Unidade Turística da Grota de Angico recebe cerca de 20.000 mil turistas / ano ávidos em conhecer a História do Cangaço, o Bioma Caatinga e o rio São Francisco.




INFORMAÇÕES E RESERVAS




Angico Tour


(82) 8823-3973 / 9965-1104